Ache aqui...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Religiosa brasileira que viajou com Zilda Arns sobrevive ao terremoto no Haiti

colaboração para a Folha Online

A médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, que morreu nesta terça-feira (12) após um terremoto devastar o Haiti, estava acompanhada de uma religiosa que está viva. A informação de que a irmã sobreviveu foi transmitida à Pastoral da Criança pelo gabinete da Presidência da República nesta quarta-feira.


A irmã Rosângela Altoé, 56, foi viajar para o Haiti com Zilda Arns no último domingo (10). As duas deveriam retornar ao Brasil no próximo sábado (16). Não há informações sobre o estado de saúde da sobrevivente da tragédia.
Sérgio Lima/Folha Imagem
A médica sanitarista Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, morreu no tremor de sete graus de magnitude que atingiu o Haiti
A médica sanitarista Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, morreu no tremor de sete graus de magnitude que atingiu o Haiti

Nascida em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, a irmã mudou-se há dois anos para Curitiba (PR) para integrar a área internacional da Pastoral da Criança. Ainda não foi confirmado se as duas estavam juntas no momento do terremoto. Elas estavam hospedadas na rua Turgo, em Porto Príncipe, e integravam a missão de paz do exército brasileiro.

Zilda Arns caminhava pela rua quando foi atingida por destroços de um prédio que desabou. De acordo com a Pastoral da Criança, a agenda da médica de ontem incluia a participação na Conferência dos Religiosos no Haiti, uma reunião na embaixada brasileira, uma conferência na base militar brasileira no país e ainda uma visita à Universidade de Notredan em Porto Príncipe. Não se sabe para onde ela ia quando morreu.

A Pastoral da Criança, órgão de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi fundada há 26 anos e está presente em 20 países. Zilda também fundou a Pastoral da Pessoa Idosa em 2004.

O senador Flávio Arns, sobrinho de Zilda, embarcou na manhã desta quarta-feira para o Haiti com o ministro Nelson Jobim.

O Exército brasileiro divulgou na tarde desta quarta-feira um novo balanço no qual informa que onze militares brasileiros morreram no terremoto que devastou Porto Príncipe, a capital do Haiti. Outros quatro militares continuam desaparecidos, segundo comunicado do Exército.

Assombrações em Apipucos

do DPnet

A Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre, em Apipucos, realiza hoje a visita noturna Assombrações do Recife Velho. Serão duas sessões, às 19h30 e às 20h30, num passeio recheado de mistérios e contação de "causos", pesquisados pelo escritor Gilberto Freyre e reunidos no livro homônimo. A ideia é mexer com o imaginário das pessoas e, ao mesmo tempo, conhecer melhor as lendas que fazem parte da formação do Recife, com direito a surpresas e sustos. Curtas-metragens sobre as assombrações da cidade também serão exibidos. Informações: 3441-3348.

Cristo mais próximo de Guevara

Globais // Eriberto Leão vai interpretar um Jesus mais revolucionário em Nova Jerusalém e Susana Vieira será Maria

O distrito de Fazenda Nova, a 180 km do Recife, já se prepara para receber a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém que, de 26 de março a 3 de abril, fará sua 43ª temporada no maior teatro ao ar livre do mundo.

Atores foram conhecer a cidade-teatro no fim de semana, fizeram provas dos figurinos e gravaram vídeos publicitários. Foto: João Tavares/Divulgação
Os atores principais estão na cidade-teatro para conhecerem o ambiente e também para as filmagens dos vídeos publicitários de divulgação, que são três: A fúria, A luz e O espetáculo e devem ser veiculados na semana de carnaval. Depois, os artistas (com exceção de Eriberto Leão, que será Jesus) seguem para o Rio de Janeiro onde irão fazer a gravação da dublagem, voltando a Pernambuco dias antes do início do espetáculo para os ensaios.

Segundo o produtor e coordenador-geral da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, Robinson Pacheco, em 2010, diferente dos últimos seis anos, a produção decidiu trazer o elenco para conhecer o teatro e depois realizar a gravação da trilha. "O ator primeiro conhece o cenário, os diretores, a pousada onde vai se hospedar, prova roupa e vivencia a emoção de seu personagem. A gente sentia que perdia um pouco quando gravava a trilha, antes de os artistas conhecerem o teatro", afirma.

Este ano, os intérpretes escolhidos para os papeis principais são Eriberto Leão que será Jesus - voltando a encenar o mesmo papel que fez em 2005, Susana Vieira será Maria, Dig Dutra fará Maria Madalena, Mauro Mendonça, Herodes e Paulo César Grande será Pilatos.

Em entrevista, Eriberto Leão parece retornar a Pernambuco mais maduro e zen - apesar do ator não gostar de ser rotulado. Munido de informação e engajado com a preservação ambiental que, segundo ele, são frutos dos recentes trabalhos feitos nas novelas globais, do diretor Benedito Ruy Barbosa, em que interpretou personagens mais espiritualizados, com ligação e amor à terra, ele diz que o "leão estará rugindo ainda mais este ano". "Meu Cristo é mais Guevara, revolução. E todo verdadeiro revolucionário é regido por uma grande dose de amor", afirma. Para ele, o maior desafio do espetáculo será desenvolver o personagem melhor que em 2005, quando foi bem aceito pelo público. "Tenho a obrigação de estar melhor. Voltei mais maduro, com mais informações, principalmente, depois do papel em Paraíso onde verticalizei a minha relação com a mãe terra".

Eriberto comenta que está sendo ótimo reencontrar todos com quem trabalhou em 2005 e poder trocar ideias com os atores pernambucanos. "Se tivesse a agenda compatível e o convite, viveria o Messias mais vezes que o Pimentel", brinca. E acrescenta "o convite veio no penúltimo dia de Paraíso, mas não tive dúvidas em aceitar. Para mim é muito importante estar a serviço de algo."

Em relação à tietagem, presente durante o espetáculo, Eriberto afirma não se incomodar. "O importante é fazer o personagem tão verdadeiramente, a fim que as pessoas esqueçam que é o ator que está ali. A tietagem não chega a atrapalhar até porque não são as 12 mil pessoas, é meia dúzia".

Já Susana Vieira, que deixa bem claro o amor que tem pelo povo pernambucano e pelo Nordeste, está empolgada em participar do espetáculo, apesar de já ter sido convidada em edições anteriores, não aceitando por conta da incompatibilidade de agenda. A atriz paulista afirma que já conhecia o espetáculo e toda sua repercussão, mas nunca tinha visitado Fazendo Nova, no Brejo da Madre de Deus. "Há 30 anos, a minha mãe organizou uma excursão para vir para cá. Mas, ela faleceu um mês antes da viagem e não conheceu. Acho que de certa forma foi ela quem me trouxe aqui", afirma.

Para Susana, com tantos anos de carreira, é uma novidade participar de um espetáculo como esse. "É como se estivesse mergulhando de olhos fechados em uma piscina. Como não é uma coisa falada e também não é só mímica, será algo diferente para mim. Confesso que ainda não estou preparada", comenta a atriz, que está na fase de conhecer o personagem, a equipe que vai trabalhar e até já solicitou um DVD da peça.

Durante entrevista coletiva, a artista comentou que nunca sonhou com determinado personagem, mas que participar da Paixão é algo muito especial. "Não é porquevou interpretar Maria que vou dizer que é o meu personagem mais importante. Todos os personagens que fiz adorei. Estou muito feliz de participar desse sonho, desse trabalho da família Pacheco. Só por estar fazendo parte já é importante, independente do papel. É um evento bíblico, respeitoso e que eu acredito muito nisso."

Susana afirma que um dos principais desafios que vai enfrentar, durante a encenação da peça, será o de passar quinze dias longe de sua casa, dos seus sete cachorros e do grande amor, Sandro. "Gosto muito de ficar em casa. Se puder trazer minha cadela Scarlett O'hara para Fazenda Nova serei a pessoa mais feliz da minha vida. E o Sandro vai ter que vir também, senão Maria vai ficar louca", brinca.

A primeira batalha de Hebe

do DPnet

São Paulo - A apresentadora Hebe Camargo, 80 anos, fará hoje a primeira sessão de quimioterapia para tratar um câncer raro sem metástase que apareceu na região do abdômen.

Tumor não deve afastar Hebe da TV. Ela deve voltar a gravar em fevereiro. Foto: Vanessa Carvalho/AE - 21/10/09
A artista está num leito semi-intensivo e só recebe visitas de familiares, apesar de já caminhar pelo apartamento do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O tumor, considerado primário, está no peritônio, membrana que reveste os órgãos do aparelho digestivo (veja arte), próximo ao intestino.

O câncer foi confirmado em exames que a apresentadora fez logo depois de uma cirurgia realizada no fim de semana. Na sexta-feira à noite, ela estava em casa com amigas quando sentiu dores fortes no abdômen. Foi levada às pressas para o hospital e submetida a uma cirurgia de emergência no sábado pela manhã, sendo internada logo em seguida num leito de tratamento intensivo (UTI).

Segundo o médico Antonio Luiz Vasconcellos Macedo, Hebe se alimenta bem e deve ser transferida para um quarto comum hoje pela manhã, antes de receber a primeira dose da droga que vai combater as células cancerígenas. "Se tudo correr bem, poderá voltar para casa até o fim da semana que vem", ressaltou. Hebe está em férias, mas os médicos avaliam que ela poderá gravar normalmente seus programas em fevereiro. Segundo o oncologista Sérgio Simon, Hebe fará até oito aplicações de quimioterapia, a cada 21 dias com sessão de seis horas. O tratamento vai durar cinco meses. Depois do ciclo da aplicação (intravenosa) de quimioterapia, Hebe vai passar por nova cirurgia.

Os efeitos colaterais são a perda de cabelo, adormecimento na ponta dos dedos e náuseas. "Em 60% dos casos, o tratamento é eficiente para a eliminação de todos os nódulos. Nos outros 40%, há tratamentos complementares", disse. "É uma doença relativamente rara, mas tratável. Temos sorte que ela já responde bem", acrescentou.

Entrevistas coletivas - A equipe médica se reuniu com Hebe na noite de segunda-feira para informar detalhes do tratamento. Foi ela quem pediu para os médicos divulgarem boletins médicos e explicarem, em entrevistas coletivas, detalhes do tratamento para que seus fãs acompanhassem a evolução do seu quadro clínico. "Ela já tinha uma ideia do problema de saúde que estava enfrentando. Ficou um pouco abatida, mas a Hebe tem o espírito forte e está bem", relatou Simon. Segundo ele, afora o tumor, a apresentadora tem uma boa saúde para os seus 80 anos.

Hebe está ansiosa e otimista para retornar ao trabalho, segundo Cláudio Pessutti, sobrinho e assessor da apresentadora. Segundo ele, Hebe está emocionada com o carinho que tem recebido, mas ainda não conversou com ninguém fora da família. Artistas como Roberto Carlos e Sílvio Santos ligaram para saber notícias da artista. Tentaram falar com ela, mas os médicos não permitiram. "Ela não tem atendido aos para não se desgastar", justificou Pessutti. Segundo ele, Hebe também não recebe visitas. "Ela vai receber em casa, pois quer estar bem arrumada e bonita", disse.

Empresa lança robô para relações sexuais nos Estados Unidos

da Folha Online

Uma companhia de Nova Jersey, nos Estados Unidos, afirma ter desenvolvido "o primeiro robô para relações sexuais do mundo", uma boneca de borracha de tamanho e proporções humanas que, além da finalidade sexual, foi desenvolvida para se envolver com o proprietário pela conversa. A robô tem um laptop com atualização via Wi-Fi e cinco personalidades virtuais distintas, cuja escolha cabe ao cliente. Para o site TechNewsWorld, trata-se de um passo importante na trajetória da inteligência artificial.

Em uma demonstração na Adult Entertainment Expo, no sábado (9), em Las Vegas, a robô de cabelos negros disse "Adoro ficar de mãos dadas com você", quando sentia seu criador tocar as suas mãos. Outra ação trazia uma diferente tonalidade de voz da robô, cujo nome é Roxxxy. O nível de sofisticação demonstrou que não se tratava de um brinquedo para crianças --a boneca tem muito mais "inteligência" do que isso.

Há um laptop conectado a ela. Sensores a toque em posições estratégicas podem sentir quando há toque ou movimento. Mas ela não faz movimentos próprios --nem movimentos de cabeça, tampouco mexe os lábios. O som sai de um alto-falante interno. Douglas Hines, fundador da True Companion, disse que Roxxxy pode travar conversas simples. O objetivo, segundo ele, é fazer da boneca alguém com quem o proprietário possa falar e se relacionar.

As frases que foram demonstradas foram pré-gravadas, mas a robô também estará habilitada a sintetizar frases além de palavras e sons pré-gravados, diz Hines. O laptop vai receber atualizações da internet para expandir as capacidades de vocabulário da robô. Hines exemplificou que, se o usuário é um fã de futebol, ela vai poder discutir sobre o time Manchester United. A robô também tem a capacidade de roncar. O preço estimado da humanoide é entre US$ 7 mil e US$ 9 mil. A expectativa é que ela seja comercializada dentro de alguns meses.

PCR vai demolir dois prédios condenados no Residencial Boa Viagem

Do Jornal do Commercio

Pouco mais de três meses após a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) interditar os blocos 1 e 2 do Residencial Boa Viagem, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul, por problemas estruturais, a Prefeitura do Recife decidiu demolir os prédios na próxima sexta-feira. A partir desta quarta (13), a Empresa de Urbanização do Recife (URB) comanda a preparação da logística para execução do serviço. Toda a área próxima às edificações já foi isolada e os moradores dos blocos 1, 2, 3 e 4 já deixaram seus apartamentos. As três famílias que seguem no 5 e no 6 deverão sair até o início da demolição.

De acordo com o presidente da URB, Jorge Carreiro, técnicos do órgão já vinham monitorando a situação, mas o processo de ruptura passou a colocar em risco a vida das pessoas que vivem nas proximidades dos prédios condenados. “A estrutura está muito comprometida e resolvemos agir antes que algo mais grave aconteça, com danos irreparáveis. Vamos trabalhar de forma quase artesanal, desmontando a estrutura. O processo será feito de maneira bastante cuidadosa, pois pretendemos utilizar essa demolição para estudarmos as causas do desgaste. Assim poderemos aplicar esse conhecimento em outros casos semelhantes observados aqui na capital pernambucana”, explicou.

Todo o processo deverá custar cerca de R$ 240 mil aos cofres da Prefeitura do Recife. “A responsabilidade pela demolição é da Caixa Econômica e da construtora, mas elas foram notificadas no último dia 30 e não cumpriram o prazo de 48 horas para a derrubada. Como não houve resposta, tomamos a frente para garantir a segurança da população. Após o término do processo, iremos atrás do ressarcimento, já que não era obrigação da administração municipal realizar este serviço”, acrescentou Carreiro. Pelo menos 50 pessoas deverão estar envolvidas no trabalho. A expectativa da URB é retirar cerca de 6 mil metros cúbicos de material demolido do local. Os entulhos serão removidos para o aterro da CTR Candeias, em Jaboatão dos Guararapes.

No dia 22 de setembro do ano passado, moradores dos blocos 1 e 2 do Residencial Boa Viagem saíram às pressas de seus apartamentos em decorrência de fissuras e estalos nos prédios. No dia seguinte, a Codecir foi acionada e, após análise, avaliou risco muito alto no comprometimento da estrutura. Em dezembro, a Justiça determinou que a os responsáveis pela construção pagassem R$ 880 por mês a 26 moradores, até que seja arbitrada a indenização pela perda dos imóveis. Ao todo, são 18 blocos, cada um com 16 apartamentos. Todos necessitam de reparos. Os outros 14 blocos devem ser desocupados, por decisão da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), até março.

Homem-Aranha 4 está "em processo" diz Tobey Maguire

do site filmesdecinema.com.br

Depois de todas as notícias sobre o cancelamento temporário da produção de Homem-Aranha 4, Tobey Maguire, protagonista da série, resolveu falar sobre todos os atrasos e problemas que o filme vem passando. Em entrevista a um dos blogs do jornal Los Angeles Times, o ator disse que existe uma pré-produção, mas que, "assim como tudo, é um processo".

"Estamos no meio desse processo. Temos grandes coisas em termos de história e roteiro. Estamos apenas tentando finalizar isso e deixar tudo pronto o mais rápido possível", afirmou o intérprete de Peter Parker/Homem-Aranha.

OMS vai rever tratamento dado à pandemia de gripe H1N1

da Reuters, em Genebra

A OMS (Organização Mundial da Saúde) vai reavaliar o tratamento dado à pandemia de H1N1, disse a agência na terça-feira (12), após críticas de que teria exagerado os perigos do vírus por pressão de empresas farmacêuticas.

A agência de saúde da ONU vai rever o tratamento dado à gripe suína porque a pandemia diminuiu, disse à imprensa uma porta-voz da organização, Fadela Chaib.

"As críticas são parte normal de um ciclo de epidemia. Esperamos e saudamos as críticas e a oportunidade de discuti-las", disse a porta-voz, acrescentando que a revisão da OMS vai incluir especialistas de fora da agência e que os resultados serão levados a público.

Mas Fadela disse que ainda é cedo para dizer quando a avaliação será feita ou quais especialistas participarão dela.

Na queixa mais recente à maneira como as autoridades vêm tratando a epidemia, o Conselho da Europa, um fórum político da maioria dos países europeus, deve determinar se as empresas farmacêuticas influenciaram as autoridades de saúde pública no sentido de gastarem desnecessariamente para formar estoques de vacinas contra a H1N1.

Chaib disse que a OMS leva a sério seu trabalho de dar aconselhamento independente a seus 193 países-membros e que se protege contra a influência de interesses econômicos.

Vários países estão reduzindo seus pedidos de vacina contra a H1N1, à medida em que fica claro que a epidemia, declarada pandemia global pela OMS em junho, não é tão grave quanto se temeu inicialmente.

Os governos poderão fazer perguntas à OMS sobre o H1N1 em uma reunião dos 34 membros de seu conselho de direção, que terá lugar na próxima semana.

O especialista principal em gripe da OMS, Keiji Fukuda, vai discursar ao conselho em 18 de janeiro sobre os fatos mais recentes na pior pandemia de gripe em mais de 40 anos.

A OMS disse que os países em desenvolvimento ainda não têm acesso adequado a antivirais e vacinas, apesar de terem recebido doações de países industrializados e fabricantes de vacinas.

Na semana passada, a OMS entregou vacinas anti-H1N1 doadas à Mongólia e ao Azerbaijão, os primeiros de 95 países em desenvolvimento e de renda média programados para recebê-los.

O objetivo da organização é suprir esses países de vacinas suficientes para 10 por cento de suas populações, sendo os trabalhadores da área da saúde os primeiros que devem ser vacinados.

A OMS disse na semana passada que os países do hemisfério sul atingidos pela H1N1 no ano passado agora estão amplamente protegidos contra novas infecções e que os níveis da doença estão diminuindo em boa parte do hemisfério norte, incluindo a América do Norte, onde a gripe apareceu primeiro, em abril do ano passado.

De acordo com os casos confirmados por laboratórios, a gripe suína já matou pelo menos 12.779 pessoas, mas, para a OMS, o número real de vítimas é muito maior e levará vários anos para ser determinado.

Ministério de Defesa diz que há brasileiros desaparecidos após terremoto no Haiti

da Folha Online


O Ministério da Defesa do Brasil confirmou nesta quarta-feira que há registro de militares brasileiros desaparecidos depois do forte terremoto de 7 graus de magnitude que atingiu o Haiti na véspera. O Brasil lidera a missão de paz das Nações Unidas no país e tem cerca de 1.300 homens na região.

Europa envia equipes de resgate ao Haiti após devastador terremoto
Terremoto arrasa capital do Haiti; mundo prepara ajuda
Envie o seu relato sobre o terremoto no Haiti
Brasil divulga telefones para vítimas do país

Ainda não há números oficiais de feridos ou mortos, mas as autoridades locais temem que possam chegar aos milhares diante do estado de devastação e o desmoronamento de centenas de prédios.

Na madrugada desta quarta-feira, o ministério havia confirmado "danos materiais" nas instalações usadas por brasileiros, mas não citou vítimas. O novo comunicado diz que uma destas instalações, denominada "Ponto Forte 22", um sobrado de três andares, desabou completamente.

Segundo o ministério, os militares brasileiros no país passaram a madrugada desta quarta-feira auxiliando as equipes de resgate em busca de companheiros soterrados em desabamentos de edificações e "no auxílio à população local e às autoridades do país".

O Brasil tem 1.266 militares na Força de Paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti, a Minustah, dos quais 250 são da engenharia do Exército. Os militares já tiveram participação no socorro às vítimas dos furacões de 2004 e de 2008, que atingiram o Haiti.

O Ministério de Relações Exteriores do Brasil informou em comunicado nas primeiras horas desta quarta-feira que o Brasil sofreu "sérios abalos, mas não houve vítimas entre os funcionários brasileiros". O ministério não sabe informar, contudo, sobre os soldados e civis brasileiros no país.

O ministério informa ainda que o aeroporto da capital, Porto Príncipe, permaneceu fechado durante a noite e que sua reabertura depende do resultado de uma vistoria que seria realizada pelas autoridades na manhã desta quarta-feira para verificar a integridade da pista de pouso e decolagem.

O terremoto de magnitude 7 aconteceu às 16h53 desta terça-feira (19h53 no horário de Brasília), a cerca de 16 km da capital haitiana.

O sismo destruiu prédios e matou um número ainda incerto de pessoas, em um dos países mais pobres do mundo. Sem levantamentos oficiais e em meio a um colapso nas comunicações, fontes médicas e humanitárias preparam-se para a possibilidade de haver milhares de mortos, incluindo os estrangeiros da força de paz das Nações Unidas, liderada há cinco anos pelo Brasil.