Ache aqui...

terça-feira, 6 de abril de 2010

Cinema // São Luiz volta com Preciosa

do Diário

Após quatro semanas fechado para reparos elétricos, o Cine São Luiz está de volta ao circuito de exibição com Preciosa - uma história de esperança. Dirigido por Lee Daniels, o filme conta a história de uma adolescente grávida (Gabourey Sidibe), que sofre na mão da família em situações de violência doméstica e é vítima de preconceito na escola. Quando é transferida para uma escola alternativa, Preciosa encontra na nova professora e colegas de classe força para mudar seu destino. Com boas atuações, enredo envolvente e participação especial de Mariah Carey e Lenny Kravitz, o filme premiado com o Oscar de melhor atriz coadjuvante (Mo'nique) e roteiro adaptado (do romance Push) continua uma ótima pedida.

Alunos do ProUni recebem bolsas para graduação na Espanha

Da Agência Brasil


Filho de um porteiro aposentado e de uma empregada doméstica, o universitário Rubens Lima recebeu hoje (5) conselhos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, antes da viagem que fará à Espanha. Ele é um dos dez alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni) selecionados para um curso de graduação na Universidade de Salamanca.


Depois do encontro com Lula, Rubens falou de sua felicidade, misturada à preocupação de sua mãe, com a oportunidade de estudar na Espanha. “No começo, fiquei assustado. Contei para minha mãe que havia ganhado uma bolsa de estudos e ela ficou feliz. Mas quando disse que era em outro país, ela ficou preocupada”, disse.


Lula também aproveitou o encontro com os bolsistas para rebater as críticas feitas ao ProUni. Para ele, as notas dos estudantes são a prova de que a opção do governo em conceder bolsa a jovens pobres foi acertada.


“A nota de vocês é a gratificação que nós queríamos. Que a política educacional teve uma retribuição extraordinária pelos alunos que estudaram”, disse o presidente acrescentando que “ainda tem gente que não gosta do ProUni, que tem sisma do ProUni”.


“O orgulho de vocês irem estudar lá fora é porque quando criamos o ProUni havia muita gente que não acreditava no programa, diziam que não ia dar certo e que íamos nivelar o estudo por baixo, por colocar jovens da periferia e de escolas públicas nas universidades”, afirmou Lula.


O ministro da Educação, Fernando Haddad, que também participou da cerimônia, disse que o desempenho dos alunos selecionados é semelhante ao de estudantes de países desenvolvidos. “Eles tiveram desempenho compatível com qualquer estudante de países desenvolvidos e, a partir do convênio com o governo espanhol, a universidade está acolhendo esses estudantes com bolsas integrais”, afirmou.


Para o ministro, os dez alunos selecionados estão “entre os 2%, 3% mais [qualificados] do país. Entre os 2,5 milhões de estudante que fizeram o Enem e entre os 200 ou 300 [melhores] do país”.


Haddad revelou que meta a inicial do ProUni, de conceder 720 mil bolsas, dever ser superada já no próximo semestre. “Seguramente, vamos superar. Bastam apenas mais 22 mil bolsas para superar esta meta”.


Tanto Lula quanto Haddad ressaltaram que a partir do convênio com a universidade de Salamanca novas parcerias podem ser fechadas com outros países.


“O acordo entre o [Ministério da Educação] MEC e a Universidade de Salamanca é o primeiro grande passo de uma grande caminhada para que a gente possa estabelecer convênios com outras universidades e, quem sabe numa troca, possamos mandar nossos alunos para lá e possamos receber alunos de outras universidades aqui no Brasil, porque em alguns centros do país já temos um ensino de excelência”, afirmou Lula.


O convênio entre o MEC e a Universidade de Salamanca vai beneficiar até 40 estudantes brasileiros de baixa renda que poderão estudar na universidade espanhola. O ProUni vai oferecer dez bolsas anualmente, com duração de quatro anos. Elas incluirão os cursos de biologia, biotecnologia, estatística, farmácia, física, informação e documentação, engenharia de edificações, engenharia de materiais, matemática e sociologia

Curso ensina a investir na Bolsa de Valores

da Folha PE

Para os interessados em aprender a investir na Bolsa de Valores, a Athena Investimentos irá realizar dois cursos voltados ao tema neste mês de abril. Tratam-se do “Aprenda a investir na Bolsa” e o “Análise Gráfica”, recomendado para investidores que desejam otimizar suas estratégias de investimentos através de ferramentas gráficas.

No Aprenda a Investir na Bolsa, que acontece no dias 13, 14 e 15 de abril, os participantes terão a oportunidade de apreender a como lidar com operações no mercado à vista, opções, termo, aluguel de ações e financiamento, além de conhecerem estratégias operacionais de curto e médio prazo. Além disso, os inscritos também terão direito a uma aula prática durante o pregão, com horário agendado.

Já o curso “Análise Gráfica”, realizado nos dias 27, 28 e 29, de abril será dividido em cinco módulos, e incluem introdução à análise técnica, tipos de gráficos, Teoria de Dow, suporte e resistência, análise de tendência, ilhas de reversão, padrões gráficos e indicadores.

Ambos os cursos serão realizados das 19h às 22h30, no Hotel Mercure Metrópolis, na Ilha do Leite. O custo é de R$ 250 (inteira) e R$ 125 (meia). As inscrições podem ser feitas através do telefone: 3212-1110. A Athena Investimentos fica na rua Conde de Irajá, n.º 746, 1º andar, Torre.

Com informações da assessoria

UFPE aborda uso da televisão digital em Pernambuco em série de palestras

Da Redação do pe360graus.com

O Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco vai abrigar nesta quinta-feira (8) uma jornada de palestras e discussões a respeito do uso da televisão digital no Estado. O evento também é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da instituição e acontece das 9h às 17h.

Para o encontro foram convidados diversos professores, jornalistas e cientistas de renome no Brasil, como Jô Mazzarolo (TV Globo), Beatriz Ivo (TV Jornal) e Josimey Costa (UFRN). Os professores Carlos Ferraz, do CIn e Yvana Fechine, do PPGCOM, também participam da série de debates.

Para participar, é preciso realizar a inscrição através do e-mail tvdigitalppgcom@uol.com.br.