Ache aqui...

segunda-feira, 15 de março de 2010

Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba seleciona estudantes brasileiros

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR


A Escola Internacional de Cinema e TV (EICTV) de San Antonio de Los Baños, a 40 quilômetros de Havana, está selecionando, com a ajuda de algumas instituições brasileiras como a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), estudantes brasileiros para se especializar em Cuba. Para se inscrever, os candidatos devem optar por uma das sete especializações oferecidas pela EICTV: Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário e Edição. No Nordeste, as inscrições podem ser feitas através do site www.página 21.com.br, no qual os interessados devem fazer o download da ficha de inscrição, preenchê-la e enviá-la para o e-mail eictv@pagina21.com.br até o dia 10 de março.

O curso terá duração de três anos e está previsto que se inicie em setembro deste ano e se prolongue até julho de 2013. Para participar da seleção, o candidato deve:

1) Ter nacionalidade brasileira.
2) Ter Idade entre 22 e 29 anos (nascidos entre 1980 e 1988).
3) Preencher e enviar por e-mail a ficha de inscrição para a comissão do local onde fará a prova (O candidato deve levar uma cópia impressa, no dia da prova).
4) Apresentar Certificados legais de estudos que demonstrem que concluiu dois anos de estudos superiores sistemáticos, técnicos ou universitários em qualquer carreira. (Apresentar os Títulos ou Diplomas em fotocópias legais).
5) Responder a duas provas escritas, sendo uma de conhecimentos gerais sobre aspectos culturais e outra da área específica, eleita pelo candidato. Os aprovados passarão também por uma entrevista oral.
6) Apresentar seu currículo impresso.
7) Apresentar Carta de motivação, com não menos que 3 laudas, que justifique seu interesse em estudar cinema. No caso de este texto estar escrito em português, o candidato deve apresentar uma cópia em espanhol.
8) Apresentar um Auto-retrato do candidato, em qualquer suporte, técnica ou formato.
9) Apresentar um Arquivo pessoal (de materiais em cine, vídeo, foto fixa, música, artes gráficas, literatura, teatro, imprensa, etc.) em cuja elaboração haja participado ou desempenhado um papel significativo e criativo, e que seu nome figure nos créditos da mesma.
11) Pagar a taxa de inscrição de 50 reais (o pagamento deve ser efetuado em dinheiro, no dia da prova).
12) Entregar seis fotos, tamanho 10x10cm. Uma das fotos deverá ser afixada no local apropriado da ficha de inscrição.
13) Certificado médico de aptidão física e mental.

Todos os documentos e materiais requeridos serão recolhidos no dia 12/03, antes dos exames escritos.

As provas escritas serão aplicadas a partir das 8h da manhã no dia 12 de março em cinco cidades: Belo Horizonte / MG, Recife / PE, Florianópolis / SC, Campo Grande / MS e Belém / PA. No Recife, os exames acontecerão na sala 008 do Bloco J da Universidade Católica de Pernambuco, que está localizado na Rua Nunes Machado, 42 (antes da Igreja da Soledade). Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis estudantes, que vão integrar um grupo de 40 pessoas de todo o mundo, principalmente, da América Latina.

Cada candidato terá de responder a duas provas escritas: uma de conhecimentos gerais e outra que corresponde à especialização pela qual optou. Os que forem aprovados nos exames escritos serão entrevistados no dia seguinte pela comissão julgadora, que indicará os melhores estudantes de cada especialização. Caso haja necessidade, algumas entrevistas serão realizadas no domingo (14). O Conselho Docente da EICTV, sediado em Cuba, faz a seleção final. Os selecionados devem ser anunciados na segunda quinzena de junho.

Matrícula


Após serem selecionados, os estudantes devem pagar a matrícula, que tem um custo de cinco mil euros por ano. O pagamento pode ser à vista no mês de setembro ou em duas parcelas (setembro e janeiro). Alunos brasileiros poderão contar com o apoio do Ministério da Cultura, que pagará parte do valor por meio da Secretaria do Audiovisual.

Os estudantes que ingressarem no curso vão ter direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.

Em casos de dúvidas, os candidatos podem ligar para a Página 21 que, há quatro anos, organiza a seleção aqui no Recife. O telefone da empresa é o (81) 3421-7180. Existe também a opção de enviar um e-mail para eictv@pagina21.com.br, ou, ainda, de acessar o site da empresa: www.pagina21.com.br.

TRE-PE anula concurso público

Da Folha PE

O Tribunal Reginal Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) anulou, na manhã desta segunda-feira (15), as provas do concurso público realizado no último dia 17 de janeiro. As datas do novo processo de seleção ainda não estão marcadas, mas a empresa que é responsavél pelo concurso teve o contrato reincidido e estará impossibilitada de prestar serviço para qualquer outro órgão público do País por dois anos.

A decisão foi tomada frente as denúncias de irregularidades durante as provas. O TRE-PE registrou a entrade de candidatos com aparelhos celulares, relógios e outros equipamentos eletrônicos. A Fundação Conesul realizadora do concurso ainda pode recorrer da decisão do TRE-PE no prazo máximo de dez dias.

Trabalhadores da educação paralisam atividades nesta terça

Da Folha PE

Os professores e servidores do setor administrativo da rede estadual de ensino de Pernambuco acompanham a mobilização da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e paralisam as atividades nesta terça-feira (16). A parada, que acontece em todo o país, reforça a campanha de implementação integral nos estados e municípios, da Lei 11.738/08, referente ao Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério (PSPN).

Também nesta terça, o Sintepe promoverá uma assembleia geral, às 14h, na quadra do Instituto de Educação de Pernambuco (IEP), para debater com a categoria as respostas que devem ser apresentadas pelo governo na rodada de negociação marcada para hoje (15), às 17h, na sede da Secretaria de Administração, bairro do Recife.

Suspeito de matar cartunista está preso no Paraná

Da Agência Brasil


Curitiba - O estudante Carlos Eduardo Sundfeld, conhecido como Cadu e suspeito de ter matado na última sexta-feira (12), Glauco Vilas Boas e o filho do cartunista Raoni, foi preso pela Polícia Federal, na madrugada de hoje (15). Ele foi localizado na Ponte da Amizade, fronteira do Brasil com o Paraguai. Ele está na sede da PF em Foz do Iguaçu.

Segundo a polícia, houve troca de tiros, quando Cadu tentava fugir para o Paraguai em um carro roubado no estado de São Paulo. Um policial que estava de plantão na alfândega ficou ferido.

Na perseguição, o suspeito conseguiu fugir, ficou desaparecido por mais de uma hora e tentou novamente atravessar a fronteira por volta da meia-noite. Com ele a polícia encontrou uma pistola, a mesma usada para matar o cartunista e o filho dele. O delegado da PF em Foz, José Alberto Iegas, disse que ele já confessou o crime.

O estudante foi autuado por tentativa de homicídio, por ter tentado matar um policial federal, e de acordo com o delegado, quem decidirá se ele permanece preso em Foz ou se será transferido para São Paulo, onde ocorreu o crime, será a Justiça Federal. O mais provável, conforme explicou o delegado, é que o suspeito seja transferido da sede da PF para uma delegacia de Foz do Iguaçu. Além da arma, ele portava pequena quantidade de maconha que disse ser para o seu próprio uso.

Ele ficou foragido por três dias e disse em depoimento à polícia que neste período ficou preparando sua fuga do país.

Conselho de Saúde da Alepe vai até o fim para anular contrato da Tamarineira

Por Chico Ludermir

A Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco declarou-se contrária ao Projeto Tamarineira. Em debate que terminou no início da tarde, o presidente da comissão, Clodoaldo Magalhães (PTB), disse que vai lutar até o fim para que o contrato seja anulado.

Diversos manifestantes se pronunciaram, todos em prol da manutenção do estabelecimento como Hospital Ulysses Pernambucano. Militante da "Amigos da Tamarineira", a historiadora Virgínia Pernambucano chegou a distribuir aos deputados um texto que afirma que "o Cartório de registro de Imóveis do Primeiro Ofício de Pernambuco não conhece a Santa casa de Misericórdia como proprietária do antigo Sítio da tamarineira".

O encontro reuniu a diretora do hospital, Benvinda Magalhães, representantes da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde e Fernado Costa, da Santa Casa de Misericórdia.