Ache aqui...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ministério de Defesa diz que há brasileiros desaparecidos após terremoto no Haiti

da Folha Online


O Ministério da Defesa do Brasil confirmou nesta quarta-feira que há registro de militares brasileiros desaparecidos depois do forte terremoto de 7 graus de magnitude que atingiu o Haiti na véspera. O Brasil lidera a missão de paz das Nações Unidas no país e tem cerca de 1.300 homens na região.

Europa envia equipes de resgate ao Haiti após devastador terremoto
Terremoto arrasa capital do Haiti; mundo prepara ajuda
Envie o seu relato sobre o terremoto no Haiti
Brasil divulga telefones para vítimas do país

Ainda não há números oficiais de feridos ou mortos, mas as autoridades locais temem que possam chegar aos milhares diante do estado de devastação e o desmoronamento de centenas de prédios.

Na madrugada desta quarta-feira, o ministério havia confirmado "danos materiais" nas instalações usadas por brasileiros, mas não citou vítimas. O novo comunicado diz que uma destas instalações, denominada "Ponto Forte 22", um sobrado de três andares, desabou completamente.

Segundo o ministério, os militares brasileiros no país passaram a madrugada desta quarta-feira auxiliando as equipes de resgate em busca de companheiros soterrados em desabamentos de edificações e "no auxílio à população local e às autoridades do país".

O Brasil tem 1.266 militares na Força de Paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti, a Minustah, dos quais 250 são da engenharia do Exército. Os militares já tiveram participação no socorro às vítimas dos furacões de 2004 e de 2008, que atingiram o Haiti.

O Ministério de Relações Exteriores do Brasil informou em comunicado nas primeiras horas desta quarta-feira que o Brasil sofreu "sérios abalos, mas não houve vítimas entre os funcionários brasileiros". O ministério não sabe informar, contudo, sobre os soldados e civis brasileiros no país.

O ministério informa ainda que o aeroporto da capital, Porto Príncipe, permaneceu fechado durante a noite e que sua reabertura depende do resultado de uma vistoria que seria realizada pelas autoridades na manhã desta quarta-feira para verificar a integridade da pista de pouso e decolagem.

O terremoto de magnitude 7 aconteceu às 16h53 desta terça-feira (19h53 no horário de Brasília), a cerca de 16 km da capital haitiana.

O sismo destruiu prédios e matou um número ainda incerto de pessoas, em um dos países mais pobres do mundo. Sem levantamentos oficiais e em meio a um colapso nas comunicações, fontes médicas e humanitárias preparam-se para a possibilidade de haver milhares de mortos, incluindo os estrangeiros da força de paz das Nações Unidas, liderada há cinco anos pelo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário