Ache aqui...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Cristo mais próximo de Guevara

Globais // Eriberto Leão vai interpretar um Jesus mais revolucionário em Nova Jerusalém e Susana Vieira será Maria

O distrito de Fazenda Nova, a 180 km do Recife, já se prepara para receber a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém que, de 26 de março a 3 de abril, fará sua 43ª temporada no maior teatro ao ar livre do mundo.

Atores foram conhecer a cidade-teatro no fim de semana, fizeram provas dos figurinos e gravaram vídeos publicitários. Foto: João Tavares/Divulgação
Os atores principais estão na cidade-teatro para conhecerem o ambiente e também para as filmagens dos vídeos publicitários de divulgação, que são três: A fúria, A luz e O espetáculo e devem ser veiculados na semana de carnaval. Depois, os artistas (com exceção de Eriberto Leão, que será Jesus) seguem para o Rio de Janeiro onde irão fazer a gravação da dublagem, voltando a Pernambuco dias antes do início do espetáculo para os ensaios.

Segundo o produtor e coordenador-geral da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, Robinson Pacheco, em 2010, diferente dos últimos seis anos, a produção decidiu trazer o elenco para conhecer o teatro e depois realizar a gravação da trilha. "O ator primeiro conhece o cenário, os diretores, a pousada onde vai se hospedar, prova roupa e vivencia a emoção de seu personagem. A gente sentia que perdia um pouco quando gravava a trilha, antes de os artistas conhecerem o teatro", afirma.

Este ano, os intérpretes escolhidos para os papeis principais são Eriberto Leão que será Jesus - voltando a encenar o mesmo papel que fez em 2005, Susana Vieira será Maria, Dig Dutra fará Maria Madalena, Mauro Mendonça, Herodes e Paulo César Grande será Pilatos.

Em entrevista, Eriberto Leão parece retornar a Pernambuco mais maduro e zen - apesar do ator não gostar de ser rotulado. Munido de informação e engajado com a preservação ambiental que, segundo ele, são frutos dos recentes trabalhos feitos nas novelas globais, do diretor Benedito Ruy Barbosa, em que interpretou personagens mais espiritualizados, com ligação e amor à terra, ele diz que o "leão estará rugindo ainda mais este ano". "Meu Cristo é mais Guevara, revolução. E todo verdadeiro revolucionário é regido por uma grande dose de amor", afirma. Para ele, o maior desafio do espetáculo será desenvolver o personagem melhor que em 2005, quando foi bem aceito pelo público. "Tenho a obrigação de estar melhor. Voltei mais maduro, com mais informações, principalmente, depois do papel em Paraíso onde verticalizei a minha relação com a mãe terra".

Eriberto comenta que está sendo ótimo reencontrar todos com quem trabalhou em 2005 e poder trocar ideias com os atores pernambucanos. "Se tivesse a agenda compatível e o convite, viveria o Messias mais vezes que o Pimentel", brinca. E acrescenta "o convite veio no penúltimo dia de Paraíso, mas não tive dúvidas em aceitar. Para mim é muito importante estar a serviço de algo."

Em relação à tietagem, presente durante o espetáculo, Eriberto afirma não se incomodar. "O importante é fazer o personagem tão verdadeiramente, a fim que as pessoas esqueçam que é o ator que está ali. A tietagem não chega a atrapalhar até porque não são as 12 mil pessoas, é meia dúzia".

Já Susana Vieira, que deixa bem claro o amor que tem pelo povo pernambucano e pelo Nordeste, está empolgada em participar do espetáculo, apesar de já ter sido convidada em edições anteriores, não aceitando por conta da incompatibilidade de agenda. A atriz paulista afirma que já conhecia o espetáculo e toda sua repercussão, mas nunca tinha visitado Fazendo Nova, no Brejo da Madre de Deus. "Há 30 anos, a minha mãe organizou uma excursão para vir para cá. Mas, ela faleceu um mês antes da viagem e não conheceu. Acho que de certa forma foi ela quem me trouxe aqui", afirma.

Para Susana, com tantos anos de carreira, é uma novidade participar de um espetáculo como esse. "É como se estivesse mergulhando de olhos fechados em uma piscina. Como não é uma coisa falada e também não é só mímica, será algo diferente para mim. Confesso que ainda não estou preparada", comenta a atriz, que está na fase de conhecer o personagem, a equipe que vai trabalhar e até já solicitou um DVD da peça.

Durante entrevista coletiva, a artista comentou que nunca sonhou com determinado personagem, mas que participar da Paixão é algo muito especial. "Não é porquevou interpretar Maria que vou dizer que é o meu personagem mais importante. Todos os personagens que fiz adorei. Estou muito feliz de participar desse sonho, desse trabalho da família Pacheco. Só por estar fazendo parte já é importante, independente do papel. É um evento bíblico, respeitoso e que eu acredito muito nisso."

Susana afirma que um dos principais desafios que vai enfrentar, durante a encenação da peça, será o de passar quinze dias longe de sua casa, dos seus sete cachorros e do grande amor, Sandro. "Gosto muito de ficar em casa. Se puder trazer minha cadela Scarlett O'hara para Fazenda Nova serei a pessoa mais feliz da minha vida. E o Sandro vai ter que vir também, senão Maria vai ficar louca", brinca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário