Ache aqui...

quarta-feira, 17 de março de 2010

Ciúme de Jatobá matou Isabella, diz Ana Carolina Oliveira a 5 dias do julgamento Mãe de menina morta diz ao G1 que acredita na condenação de casal; jú

do G1

Faltando cinco dias para o julgamento do casal Nardoni, acusados de assassinar Isabella em 2008, a mãe da menina, Ana Carolina Oliveira, afirma que foi o ciúme da madrasta de sua filha, Anna Carolina Jatobá, que matou a criança.

Além de Jatobá, o pai de Isabella, Alexandre Nardoni, também está preso acusado pelo crime. Os dois irão a júri popular na próxima segunda-feira (22) no Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo. Nesse dia, Ana Carolina Oliveira está presente na condição de testemunha. Questionada por e-mail pelo G1, ela respondeu que também acredita na condenação do casal e que dará seu depoimento na frente de Alexandre e Jatobá. Ela não quis comentar se perdoaria quem assassinou sua filha.

“Eu sei tudo sobre a minha filha e a criança meiga, alegre e carinhosa que ela era. Convivi bastante tempo também com o Alexandre e sua família, conheço seu comportamento; sofri com os ciúmes da Anna Jatobá e posso dizer que infelizmente, foi esse ciúme quase levou a minha filha...”, respondeu Ana Carolina Oliveira por e-mail ao ser indagada qual a importância de seu depoimento para elucidar o crime.

Um dos depoimentos da mãe de Isabella dados ao juiz Maurício Fossen, ainda na fase de instrução, em 2009, já mostrava a preocupação de Ana Carolina Oliveira com os ciúmes de Jatobá. De acordo com seu relato, a madrasta teria ciúmes de Alexandre por causa do relacionamento que ele teve com Ana Carolina Oliveira. No entender da mãe de Isabella, sua filha pagou por isso com a vida. Foi a avó de Isabella, Rosa Oliveira, quem afirmou à Justiça no ano passado que Jatobá tinha raiva da menina.

Em seu depoimento, Rosa chegou a classificar o ciúme de Jatobá como doentio. Para evitar que Alexandre conversasse por telefone com Ana Carolina Oliveira sobre questões relacionadas a Isabella, Jatobá passou a cuidar desses assuntos. Há relatos de que Jatobá falava com Oliveira, por exemplo, de quando pegar Isabella na escola. A pensão para a menina seria discutida com o avó paterno, Antonio Nardoni.

De acordo com o Ministério Público, Jatobá esganou Isabella e Alexandre a jogou pela janela do sexto andar do apartamento onde o casal morava, em Santana, na Zona Norte da capital. O crime ocorreu em 29 de março de 2008. Teria havido uma discussão antes da morte da criança. O casal Nardoni alega inocência: sustenta que um ladrão teria matado a menina. Essa terceira pessoa nunca foi encontrada pela polícia.

Inscrições para o exame da Universidade de Cambridge terminam nesta segunda-feira

da Folha PE

Estão abertas as inscrições para o exame de proficiência em inglês da Universidade de Cambridge, na Cultura Inglesa de Casa Forte ou do Espinheiro. O investimento varia entre R$ 210 e R$ 480, dependendo do nível do aluno e os interessados devem procurar uma das filiais da escola de idiomas até o dia 22 de março.

A avaliação, prestada por dois milhões de candidatos no mundo todo, é reconhecida em 130 países por milhares de instituições acadêmicas, empresas e órgãos governamentais. Por isso, torna-se um diferencial para quem deseja ingressar no ensino superior no exterior.

Palestinos sugerem Lula como futuro secretário-geral da ONU

Da Agência Brasil

Brasília – O comando da Autoridade Nacional Palestina defendeu hoje (17) o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para futuro secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em substituição ao sul-coreano Ban Ki-moon. O porta-voz da ANP, Mohamed Edwan, disse que esta é a expectativa dos palestinos. O comentário ocorreu depois da visita de Lula à Cisjordânia. Na ocasião, o presidente brasileiro disse que era “irmão” do povo palestino.

“Ele poderia ser um ótimo secretário-geral da ONU, pois é um homem de paz e de diálogo e sabe negociar de maneira inteligente e admirável”, disse Edwan. “O próprio presidente Abbas também pensa assim”, acrescentou o porta-voz, segundo a BBC Brasil.

O embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Al Zeben, afirmou que concorda com a sugestão feita pelo porta-voz da ANP. “O presidente Lula demonstrou ser um estadista muito importante, de estatura internacional.”

O assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, disse que a proposta dos palestinos já foi citada anteriormente. Segundo ele, um dos que defendeu a ideia de Lula ser nomeado para a ONU foi o presidente da França, Nicolas Sarkozy. “Não é a primeira vez que ouço essa sugestão, o Sarkozy já havia sugerido isso no passado.”

Durante a inauguração da Rua Brasil em Ramallah, os palestinos presentes aplaudiram de pé o presidente brasileiro e gritaram “Viva Lula!”. O primeiro-ministro da ANP, Salam Fayad, também elogiou o presidente. “Muitos dos que aplaudiram não entendem português, mas o presidente Lula fala uma língua universal e que todos entendem”, disse ele.

Cerca de 5 mil brasileiros, de origem palestina, vivem na Cisjordânia. Morador da cidade de Hebron – uma das áreas que gera conflito com os israelenses – o palestino brasileiro Jamil Abu Fara, de 26 anos, levou um cartaz para a cerimônia com o presidente Lula. No cartaz estava escrito: “O Brasil está em nossos corações”.

Cresce avaliação positiva do governo Lula

Da Agência Brasil

São Paulo – Pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela que 75% dos entrevistados avaliam como positivo (ótimo ou bom) o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No levantamento anterior, divulgado em dezembro de 2009, esse percentual era de 72%.

De acordo com a pesquisa apresentada hoje, 83% aprovam a maneira de Lula governar, o mesmo índice registrado há três meses.

A pesquisa também mostra que 77% dos entrevistados têm confiança no presidente, resultado 1 ponto percentual inferior ao verificado em dezembro (78%).

Outro dado do estudo é que 49% consideram o atual mandato de Lula melhor do que o primeiro. Em dezembro, esse percentual era de 46%.

Foram ouvidos 2.002 eleitores de 16 anos ou mais em 140 municípios, no período de 6 a 10 de março.

Dois tremores atingem interior da Bahia

da Agência Estado

Dois tremores de terra de baixa intensidade atingiram, entre a tarde e a noite dessa terça-feira (16), os municípios de Mutuípe e Jequiriçá, 250 quilômetros a oeste de Salvador. De acordo com moradores da região, pouco depois das 13 horas, foi ouvido um grande barulho seguido de vibração no solo. O fenômeno voltou a ocorrer no fim da noite. Não há relatos de vítimas ou de prejuízos materiais.

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou o registro dos abalos, que atingiram picos de 2 graus na escala Richter. Os especialistas ainda estudam a causa dos tremores.

PS3 ganha controle de movimentos

Do Jornal do Commercio

A gigante japonesa da eletrônica Sony lançou controle sensível a movimentos para seu console PS3. O Playstation Move Wands, apresentado quarta-feira (17) na Game Developers Conference, em San Francisco, será comercializado no fim do ano.

A direção da Sony diz que o equipamento trará uma nova geração de jogos sensíveis a movimentos. O lançamento tenta recuperar o prejuízo ao se aproximar de conceitos como o do Nintendo Wii, cuja plataforma é toda baseada nesta tecnologia.

A Sony não informou o preço do novo produto.