Ache aqui...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A primeira batalha de Hebe

do DPnet

São Paulo - A apresentadora Hebe Camargo, 80 anos, fará hoje a primeira sessão de quimioterapia para tratar um câncer raro sem metástase que apareceu na região do abdômen.

Tumor não deve afastar Hebe da TV. Ela deve voltar a gravar em fevereiro. Foto: Vanessa Carvalho/AE - 21/10/09
A artista está num leito semi-intensivo e só recebe visitas de familiares, apesar de já caminhar pelo apartamento do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O tumor, considerado primário, está no peritônio, membrana que reveste os órgãos do aparelho digestivo (veja arte), próximo ao intestino.

O câncer foi confirmado em exames que a apresentadora fez logo depois de uma cirurgia realizada no fim de semana. Na sexta-feira à noite, ela estava em casa com amigas quando sentiu dores fortes no abdômen. Foi levada às pressas para o hospital e submetida a uma cirurgia de emergência no sábado pela manhã, sendo internada logo em seguida num leito de tratamento intensivo (UTI).

Segundo o médico Antonio Luiz Vasconcellos Macedo, Hebe se alimenta bem e deve ser transferida para um quarto comum hoje pela manhã, antes de receber a primeira dose da droga que vai combater as células cancerígenas. "Se tudo correr bem, poderá voltar para casa até o fim da semana que vem", ressaltou. Hebe está em férias, mas os médicos avaliam que ela poderá gravar normalmente seus programas em fevereiro. Segundo o oncologista Sérgio Simon, Hebe fará até oito aplicações de quimioterapia, a cada 21 dias com sessão de seis horas. O tratamento vai durar cinco meses. Depois do ciclo da aplicação (intravenosa) de quimioterapia, Hebe vai passar por nova cirurgia.

Os efeitos colaterais são a perda de cabelo, adormecimento na ponta dos dedos e náuseas. "Em 60% dos casos, o tratamento é eficiente para a eliminação de todos os nódulos. Nos outros 40%, há tratamentos complementares", disse. "É uma doença relativamente rara, mas tratável. Temos sorte que ela já responde bem", acrescentou.

Entrevistas coletivas - A equipe médica se reuniu com Hebe na noite de segunda-feira para informar detalhes do tratamento. Foi ela quem pediu para os médicos divulgarem boletins médicos e explicarem, em entrevistas coletivas, detalhes do tratamento para que seus fãs acompanhassem a evolução do seu quadro clínico. "Ela já tinha uma ideia do problema de saúde que estava enfrentando. Ficou um pouco abatida, mas a Hebe tem o espírito forte e está bem", relatou Simon. Segundo ele, afora o tumor, a apresentadora tem uma boa saúde para os seus 80 anos.

Hebe está ansiosa e otimista para retornar ao trabalho, segundo Cláudio Pessutti, sobrinho e assessor da apresentadora. Segundo ele, Hebe está emocionada com o carinho que tem recebido, mas ainda não conversou com ninguém fora da família. Artistas como Roberto Carlos e Sílvio Santos ligaram para saber notícias da artista. Tentaram falar com ela, mas os médicos não permitiram. "Ela não tem atendido aos para não se desgastar", justificou Pessutti. Segundo ele, Hebe também não recebe visitas. "Ela vai receber em casa, pois quer estar bem arrumada e bonita", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário