Ache aqui...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

PCR vai demolir dois prédios condenados no Residencial Boa Viagem

Do Jornal do Commercio

Pouco mais de três meses após a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) interditar os blocos 1 e 2 do Residencial Boa Viagem, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul, por problemas estruturais, a Prefeitura do Recife decidiu demolir os prédios na próxima sexta-feira. A partir desta quarta (13), a Empresa de Urbanização do Recife (URB) comanda a preparação da logística para execução do serviço. Toda a área próxima às edificações já foi isolada e os moradores dos blocos 1, 2, 3 e 4 já deixaram seus apartamentos. As três famílias que seguem no 5 e no 6 deverão sair até o início da demolição.

De acordo com o presidente da URB, Jorge Carreiro, técnicos do órgão já vinham monitorando a situação, mas o processo de ruptura passou a colocar em risco a vida das pessoas que vivem nas proximidades dos prédios condenados. “A estrutura está muito comprometida e resolvemos agir antes que algo mais grave aconteça, com danos irreparáveis. Vamos trabalhar de forma quase artesanal, desmontando a estrutura. O processo será feito de maneira bastante cuidadosa, pois pretendemos utilizar essa demolição para estudarmos as causas do desgaste. Assim poderemos aplicar esse conhecimento em outros casos semelhantes observados aqui na capital pernambucana”, explicou.

Todo o processo deverá custar cerca de R$ 240 mil aos cofres da Prefeitura do Recife. “A responsabilidade pela demolição é da Caixa Econômica e da construtora, mas elas foram notificadas no último dia 30 e não cumpriram o prazo de 48 horas para a derrubada. Como não houve resposta, tomamos a frente para garantir a segurança da população. Após o término do processo, iremos atrás do ressarcimento, já que não era obrigação da administração municipal realizar este serviço”, acrescentou Carreiro. Pelo menos 50 pessoas deverão estar envolvidas no trabalho. A expectativa da URB é retirar cerca de 6 mil metros cúbicos de material demolido do local. Os entulhos serão removidos para o aterro da CTR Candeias, em Jaboatão dos Guararapes.

No dia 22 de setembro do ano passado, moradores dos blocos 1 e 2 do Residencial Boa Viagem saíram às pressas de seus apartamentos em decorrência de fissuras e estalos nos prédios. No dia seguinte, a Codecir foi acionada e, após análise, avaliou risco muito alto no comprometimento da estrutura. Em dezembro, a Justiça determinou que a os responsáveis pela construção pagassem R$ 880 por mês a 26 moradores, até que seja arbitrada a indenização pela perda dos imóveis. Ao todo, são 18 blocos, cada um com 16 apartamentos. Todos necessitam de reparos. Os outros 14 blocos devem ser desocupados, por decisão da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), até março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário