Ache aqui...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cédula do real de cara nova após 16 anos

do dpnet

Até 2012 // Notas terão alterações no modelo, apostando na facilidade de
Quem está acostumado com as cédulas de real circulantes no mercado financeiro desde que foram instituídas no Brasil, há quase 16 anos, vai conhecer a segunda geração da moeda oficial brasileira. O novo projeto da série de notas, uma parceria do Banco Central (BC) com a Casa da Moeda do Brasil (CMB), que tramitava desde 2003, foi aprovado ontem pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), em Brasília. E prevê alterações arrojadas nos modelos, facilidades na identificação e dificuldades para os falsificadores. As novas cédulas de R$ 50 e R$ 100 começam a circular ainda no próximo mês de junho, segundo o BC. As notas de menor valor serão trocadas até 2012.


Até hoje, a única garantia que o deficiente visual José Diniz tem de não ser enganado é a confiança das pessoas Foto: Renato Spencer/Esp. DP/D.A Press
A campanha, cujo lema é "O Real Ficou ainda Mais Forte", vai atender, principalmente, à demanda dos deficientes visuais. Os modelos terão tamanhos diferentes e marcas em relevo que facilitam a identificação tátil. De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE), há quase dez anos, dos 16,5 milhões deficientes visuais, cerca de 160 mil têm deficiência total. O maior número por habitante concentra-se no Nordeste, aproximadamente 11,2% da população (5,6 milhões) com deficiência total ou baixa visão. Em Pernambuco, cerca de 73 mil deficientes visuais serão beneficiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário