Ache aqui...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sistema de Seleção Unificada inscreve a partir de sexta. Entenda o processo

Do jc

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgadas nesta quinta-feira (28), no site do Inep, e já a partir de sexta-feira (29), os estudantes poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para instituições federais de todo o país que adotaram o Enem como fase única do vestibular. Mesmo com a aproximação dessa etapa decisiva nos processos seletivos, muitos alunos ainda estão confusos no que diz respeito aos procedimentos para concorrer às vagas nessas instituições públicas.


A página do Sistema de Seleção Unificada já está na rede. O processo contará com três etapas. Na primeira delas, que acontece entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro, cada estudante poderá escolher uma opção de curso e instituição. Durante todo o período, o sistema vai atualizar diariamente a nota de corte (nota mínima para o candidato ficar entre as vagas do curso). Isso dá ao estudante a possibilidade de alterar a opção de inscrição caso não tenha nota suficiente para obter a vaga no curso que escolheu inicialmente. Cada aluno poderá mudar a opção quantas vezes quiser durante o período. Ao final da etapa, o sistema vai classificar os candidatos de acordo com as notas e com as vagas oferecidas em cada curso e instituição. Em seguida, os alunos terão até o dia 12 de fevereiro para realizarem as matrículas diretamente nas instituições.

Nas segunda e terceira etapas ficarão disponíveis apenas as vagas que não foram ocupadas na etapa anterior (confira calendário abaixo).

Todos os estudantes que fizeram o Enem poderão concorrer a qualquer uma das vagas do Sisu. No entanto, no caso de serem aprovados tanto numa das instituições que integram o sistema quanto em uma outra instituição federal que não faz parte, eles só poderão efetivar a matrícula em uma das duas.

Para ampliar as chances de conseguir uma vaga, recomenda-se que os candidatos acessem diariamente o Sisu, para mudar de opção caso a nota já não seja suficiente para entrar no curso após as mudanças dos outros candidatos. Caso haja notas iguais para o mesmo curso, o primeiro critério de desempate será a nota da redação. Em seguida, serão observadas as notas em cada uma das provas objetivas (linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias). Se persistir o empate, será considerada a data e a hora de efetivação da inscrição pelo candidato, prevalecendo a inscrição mais antiga.

Algumas instituições vão conferir pesos diferentes para cada uma das provas do Enem. O próprio Sisu vai informar sobre os pesos e calcular de acordo com os critérios de cada universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário