Ache aqui...

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Noventa anos de João Cabral de Melo Neto são comemorados no Recife

Da Redação do pe360graus.com

Neste sábado (9) haverá um recital de poemas no Mercado da Boa Vista, a partir das 10h; nos dias 11 e 12 de janeiro será ministrado o curso "Introdução à poesia de João Cabral de Melo Neto"

O poeta João Cabral de Melo Neto faria aniversário neste sábado (9). O escritor recifense, que nasceu em 1920, completaria 90 anos. Um dos maiores representantes da literatura brasileira morreu em 1999 e até hoje a causa da sua morte não foi divulgada.

Em comemoração à data, uma série de eventos será organizada no Recife. Neste sábado (9) haverá um recital de poemas no Mercado da Boa Vista, a partir das 10h, realizado por três vozes da nova poesia pernambucana: Suzana Morais, Raíssa Feitosa e Sachiko Shinozaki.

Nos dias 11 e 12 de janeiro (segunda e terça-feira), os poetas e editores da revista Crispim ministrarão o curso "Introdução à poesia de João Cabral de Melo Neto", que tem como objetivo apresentar, de maneira didática, as principais características da obra do poeta pernambucano, bem como o percurso de amadurecimento de sua poesia.

POESIA
O escritor inovou a linguagem poética, deixando de lado o lirismo que influenciou várias gerações de poetas brasileiros. Com um estilo único, publicou livros que se tornaram clássicos da literatura nacional. Um dos mais famosos foi o Auto de Natal Morte e Vida Severina, publicado na década de 50. O poema foi levado ao cinema, ao teatro e à televisão.

O escritor Fernando Fariasé um dos organizadores da série de homenagens pela passagem dos 90 anos de nascimento de João Cabral de Melo Neto. “São 90 anos de uma obra presente. A gente não sente que João Cabral morreu. Ele continua vivo por sua obras, por meio de sua poesia”, comenta.

A obra do poeta pernambucano permanece viva e inspira novos autores. “Ao ler João Cabral, a gente sente a inspiração profunda daquele homem, que seve de parâmetro para nós”, ressalta Suzana Moraes.

SERVIÇO
Inscrições para o curso "Introdução à poesia de João Cabral de Melo Neto
Gerência de Literatura e Editoração - av. Rio Branco, nº 76, no bairro do Recife
Informações: 3232.2898.

Nenhum comentário:

Postar um comentário