Ache aqui...

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Nova lei de financiamento estudantil irá beneficiar 16 mil pernambucanos

Da Redação do pe360graus.com

O prazo de pagamento para quem já possui, não muda; para os novos contratos, feitos a partir de agora, equivale a três vezes o tempo do curso

Os alunos matriculados em universidades particulares e que não podem pagar a mensalidade vão poder financiar os estudos com juros mais baixos. Está no congresso uma proposta do Governo Federal para reduzir quase pela metade os juros cobrados pelo Fies - o programa de financiamento estudantil. A nova lei irá beneficiar 500 mil estudantes em todo o Brasil, e 16 mil em Pernambuco.

“A taxa de juros vem reduzindo gradativamente: os vencimentos, este ano, são de 3,5% para todos os contratos existentes hoje, sejam novos ou antigos. A armotização também caiu, já que, com a diminuição da taxa, as prestações são afetadas”, disse o gerente-regional da Caixa Econômica, Osvaldo Sousa (foto).

Em relação a forma de pagamento, os contratos novos mudam. “O prazo de pagamento para quem já possui, não muda. Para os novos contratos, feitos a partir de agora, equivale a três vezes o tempo do curso. Para bolsista, a situação é a mesma. Os cursos profissionalizante também podem ser financiados, de acordo com a nova lei. O pagamento pode ser feito a partir de um desconto no saldo devedor. A cada mês trabalhado, ele vai ter a redução de 1% sobre o saldo devedor, no caso de professores da rede pública, e médicos da saúde da familiar”, concluiu Osvaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário